Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: vamos espalhar a prevenção!


Vamos conversar? O câncer de mama é um assunto muito importante, e vale a pena dedicar um tempinho para levar informações de prevenção para muitas mulheres. 

Essa doença representa um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil.

Como identificar:
Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor. 
Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja. 
Alterações no bico do peito (mamilo). 
Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 
Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou axilas. 

Fatores de risco 
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de se ter a doença). Além disso, há fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, como idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado e a idade em que entrou na menopausa. Outros fatores FATORES DE RISCO Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor. Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja. Alterações no bico do peito (mamilo). Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou axilas. PRINCIPAIS SINTOMAS PREVENÇÃO EM CASO DE ALTERAÇÕES SUSPEITAS NAS MAMAS, PROCURE UM SERVIÇO DE SAÚDE. de risco são: histórico familiar de vários casos de câncer de mama ou de câncer de ovário, consumo de bebida alcoólica, excesso de peso, atividade física insuficiente, dentre outros.  

Fique atenta e Previna-se
É fundamental que as mulheres fiquem alertas a qualquer alteração suspeita nas mamas. Olhe, sinta e apalpe suas mamas no dia a dia para identificar alterações suspeitas. Além disso, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia de rastreamento a cada dois anos. As mulheres devem ser informadas sobre benefícios e riscos desse exame.  

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer e usar pastilhas efervescentes para limpeza

Você já ouviu falar nas pastilhas efervescentes de limpeza? Elas são incríveis: um método super ECONÔMICO que pode te ajudar a deixar tudo limpinho e muito cheiroso. Isso porque, em seus ingredientes, essas pastilhas possuem agentes que ajudam a eliminar depósitos de minerais que dão aspectos amarelados as pias e aos vasos sanitários. Além do mais, ela é feita com substâncias que deixam qualquer ambiente mais cheiroso. Bora saber como fazer e como usar essas pastilhas?
Ingredientes: 1 xícara de bicarbonado de sódio 1 xícara de ácido cítrico (Você pode encontrar esse ingrediente em lojas de produtos naturais ou de artigos para confeitaria. Também é possível encontrar em alguns supermercados.) 1 colher de sopa de vinagre branco 30 gotas de óleo essencial (do seu aroma preferido. como lavanda, eucalipto, limão) Forminhas de silicone com seu formato preferido
Modo de preparo: 1º Misture o bicarbonato e o ácido, deixando esses ingredientes bem soltinhos.  2º Adicione o vinagre aos poucos. Vá coloca…

Exagerei no sal! E AGORA?

Errou a mão do sal? Saiba que nem tudo está perdido com essas dicas:

A solução para o molho, a sopa, o caldo, o feijão e o estrogonofe é a BATATA ou o PÃO. Basta colocar na panela a batata crua ou um pedaço de pão e cozinhar por mais um tempinho. Esses ingredientes ajudam a  equilibrar o sabor. No caso da batata, você pode retirar ela depois. Já o pão, vai se dissolver com o restante da comida. Seguindo esses truques você ameniza o sabor do sal na comida.



NÃO ESQUEÇA: Todo cuidado é pouco na hora de temperar a comida com o sal. O sal em excesso prejudica a saúde. Então, nada de exagerar na quantidade de sal das suas receitas.

Aproveite e compartilhe essas dicas. Se precisar daquela ajuda com a limpeza da casa você pode contar com a Cia das DiaristasAGENDAR
Descubra como é fácil ter uma Diarista sem burocracia!

Gostou dessa Dica da Cida? Continue no blog e conheça outras dicas.




Dicas para limpar piso de porcelanato e piso laminado

LIMPAR PISO DE PORCELANATO 1º Remova a poeira e a sujeira mais pesada com o auxílio de um aspirador de pó ou de uma vassoura com cerdas macias.  2º Em seguida, coloque água morna até o meio de um balde. Misture 1 colher de detergente neutro e 1 colher de álcool. 3º Mergulhe um pano limpo na mistura e torça bem. Com o pano quase seco, passe no piso com o auxílio de um rodo. 4º Deixe secar naturalmente. Você pode deixar as janelas abertas para o ar circular e o piso secar mais rápido.
Essa dica é muito simples e você pode realizar essa técnica com frequência para limpar e deixar seu piso brilhando. A água morna e o detergente ajudam a desengordurar o local. 



TRUQUE SECRETO: Dica caseira para limpar piso laminado Misture 3 colheres de vinagre branco em um balde com água. Umedeça o pano na mistura e passe-o bem torcido no piso.
Aproveite e compartilhe essas dicas. Se precisar daquela ajuda com a limpeza da casa você pode contar com a Cia das DiaristasAGENDAR
Descubra como é fácil ter uma Diarista…